sexta-feira, 15 de abril de 2011

Agenda e expectativas do dia 12/04


Expectativas para hoje

Da mesma forma que ontem, o dia de hoje começa com um sentimento de maior aversão ao risco, com os principais mercados mundiais em queda.

No Japão, a bolsa de Tóquio cedeu 1,7% após o governo ter elevado o nível de gravidade da crise nuclear de 5 para 7, o maior grau da escala.

Na Europa, a tendência é a mesma. Foi divulgado agora há pouco, o índice de sentimento econômico na Alemanha (ZEW), que se deteriorou mais do que o esperado, de 14,1 para 7,6, abaixo da expectativa do mercado, que era de 10 pontos. Por outro lado, uma notícia positiva é a desaceleração da inflação ao consumidor (CPI) no Reino Unido, de 4,4% para 4%, na taxa anualizada em março, mas um patamar ainda elevado. Com isso, as bolsas caiam cerca de 1% pela manhã nos principais centros da Europa. Em Londres, a queda era mais moderada, de 0,55%.

Nos Estados Unidos, o destaque é a temporada de divulgação de balanços coorporativos. Ontem à noite, foi divulgado o balanço da Alcoa. Apesar do lucro em linha com o esperado, as vendas decepcionaram. Isso impacta os mercados futuros de Nova Iorque, que apontam para abertura em queda.

Aqui no Brasil, o principal indicador do dia é a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do IBGE. O resultado das vendas no varejo veio dentro do esperado, embora abaixo da mediana das expectativas. Na comparação com o período anterior, as vendas em fevereiro caíram 0,4%. No ano, o crescimento acumulado é de 8,2%.

No mercado de commodities, o petróleo, que caiu bastante ontem, volta a subir. Ontem a queda foi de mais de 2%. Hoje, o WTI está perto da estabilidade, mas o tipo Brent sobe 0,5%. Já as commodities metálicas estão em queda.

BOLSA, CÂMBIO E JUROS

Na Bovespa, o dia deve ser marcado pela realização de lucros, precipitada pelas notícias negativas sobre a economia internacional. 

Em relação às demais moedas, o dólar perde valor frente ao iene e o euro. Esse movimento pode se repetir no âmbito doméstico, porém com intensidade reduzida. 

No mercado de juros futuros, o dia deve ser de estabilidade, tendo em vista que o resultado das vendas no varejo veio em linha com o esperado pelo mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário